segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Ensinando o Coelho a Usar o Banheirinho


Muitas pessoas se encontram com dúvidas com relação a como ensinar o coelho a fazer suas necessidades em um único lugar, mantendo a casa ou a gaiola mais limpa.
Pesquisando muito pela internet, sempre me deparei com a palavra "litter".
Mas a final, o que é o litter?
Litter é um material absorvente, muito parecido com rolinhos de madeira prensada, que são usados para absorver o xixi e eliminar os odores.
Infelizmente aqui no Brasil me parece que este material não existe (se eu estiver enganado, por favor me corrijam). A falta deste produto aqui no Brasil não é nenhuma novidade, dado o abandono que nós, donos de mini coelhos, sentimos por parte de inúmeros pet shops que nem sequer sabem que coelhos são animais de estimação.
O material mais parecido que encontrei foi a areia sanitária para gatos feita de micro cristais de silica gel chalesco, que nada mais é do que pequenos cristais que absorvem o xixi e que duram muito tempo. Estes cristais são antialérgicos e inibem a proliferação de bactérias. O melhor de tudo é que eles possuem indicador de quando devem ser trocados, mudando de cor quando estiverem saturados de xixi.
Outra vantagem é a durabilidade (um pacote pode durar de 1 a 4 meses).
Existem várias marcas no mercado e abaixo estou colocando uma imagem de uma delas:
micro cristais de silica gel chalesco

Bom, agora que já sabemos o que é o litter e o que podemos usar para substituí-lo, vamos ao que interessa: o adestramento.
Para adestrar seu coelho, é fundamental ter muita paciência e insistência.
Cabe saber também que coelhos mais velhos são mais fáceis de se ensinar do que coelhos mais novos, pois já estão mais habituados a se adaptarem à escolha de um único lugar para fazerem suas necessidades. Se você tiver um coelho novo será um pouco mais difícil, mas claro que toda a regra tem sua excessão. Apenas de todos os problemas, não desista!
Para quem tem coelhos macho, também surge outro problema: a demarcação de território. Ao chegar à fase adulta, é normal que o coelho comece a urinar em vários lugares, para deixar seu cheiro e demarcar aquele lugar como sendo dele. Muitas vezes o coelho aprende a fazer suas necessidades no banheirinho quando é mais jovem, mas ao chegar à fase adulta saem por aí deixando suas "marcas". Neste ponto cabe ao dono avaliar uma possível castração, já que a castração evita, inclusive, vários tipos de câncer. Aos que optarem por não castrar, mantenha a calma e saiba que logo seu mascote irá parar com este comportamento, assim que todo o ambiente estiver marcado por ele.
 É importante escolher um bom material para usar como banheiro. Tenha em mente que seu coelho pode acabar roendo e se intoxicando, por isso faça a escolha com bastante cuidado. Geralmente em pet shop encontram-se vários tipos de caixa para gato, algumas inclusive cabem dentro da gaiola. 
Se você tiver uma caixinha parada em casa, pode utilizar a imaginação e improvisar.
Se você possui aquelas gaiolas com fundo de metal pode forrá-la com jornal e serragem ou ainda cobri-la com a areia de cristal de silica. Recomendo a utilização da areia apenas neste caso, pois evita que o coelho tenha acesso aos cristais, o que poderia ser prejudicial à ele em caso de ingestão.
O ideal é colocar um pouco de feno no local onde você quer que ele utilize como WC (banheiro), pois geralmente enquanto o coelho come ele também defeca. Esta é uma situação muito normal. Fazendo isso seu coelho irá assimilar mais rapidamente o local como seu WC.
Pode-se fazer o seguinte: coloque seu coelho na gaiola e deixo-o lá por algumas horas somente com água e feno. Forre o canto da gaiola escolhido com o material de sua preferência. Coloque um pouco de feno sobre o local escolhido. Aos poucos seu coelho irá fazer as necessidades ali. Tenha paciência se, no começo, ele continuar utilizando outros lugares. Quando o local escolhido por você estiver cheio, troque a forração mas sempre deixe um pedaço de papel absorvente (pode ser jornal) com um pouco da urina do coelho, assim ele sentirá o cheiro e sempre fará suas necessidades naquele local.
Jamais deixe feno em outro local enquanto estiver treinando-o, pois isto poderia facilmente confundi-lo.
Caso seu coelho teime em urinar em outro lugar, diga "Não!" para ele em tom firme e leve-o de imediato para    o local com o banheiro. É imprescindível que você faça isso no momento exato em que ele estiver fazendo isto, pois só assim ele saberá que você está brigando com ele por urinar em local errado, evitando deixá-lo confuso.
Limpe o local com vinagre branco para disfarçar o cheiro e eliminar a marcação do coelho.
O mais provável é que seu coelho (e não você) escolha o local onde servirá de banheiro. Respeite-o e coloque a caixa ou material absorvente no local.
Se seu coelho vive solto, preste atenção ao local escolhido pelo coelho (geralmente ele irá urinar em um só lugar) e coloque a caixinha neste lugar, elogiando-o sempre que ele fizer no lugar certo.
Muitos coelhos não gostam de lugares abertos, pois isso vem da natureza deles. Uma maneira de contornar isso é colocando o banheiro nos cantos, encostado nas paredes ou colocar madeira no fundo, dando mais segurança aos pequeninos.
Lembre-se: cada vez que seu coelho urinar em lugar errado, leve-o de imediato para o banheirinho. Mantenha atenção redobrada no período de aprendizado e, caso você não consiga fiscalizá-lo sempre, reduza o espaço dele apenas para o local com o banheiro.
A limpeza do banheiro deve ser constante, a fim de evitar doenças causadas pela urina. A urina é ácida, e mesmo que seu coelho não tenha contato com ela, pode desenvolver problemas respiratórios. Contudo, procure sempre deixar um papel ou pano com urina no banheiro, para que seu coelho possa identificar e lembrar o local certo para fazer suas necessidades.
Uma solução mais drástica para os que continuam com dificuldades em aprender onde urinar, é colocar várias caixas pela casa. Por exemplo, se seu coelho urinou no quarto, coloque uma caixa exatamente no local utilizado pelo coelho. Se ele voltou a urinar fora da caixa, mas desta vez na sala, coloque outra caixa no local e assim sucessivamente. Aos poucos você verá que ele terá preferência por um só local. Vá eliminando as demais caixas, assim que isto acontecer.
Abaixo temos uma imagem de um bom banheiro:
Este é um bom exemplo de banheiro para seu mini-coelho, pois possui uma grade que mantém o pequeno longe do contato com a urina e com o material absorvente utilizado.

Seu coelho é como você e também gosta de elogios. Lembre-se sempre de elogiá-lo toda a vez que ele urinar no lugar certo.
Com um pouco de paciência e dedicação, logo os resultados começarão a aparecer.
Tenha paciência e não espere que seu coelho aprenda tudo da noite para o dia (nem nós aprendemos tão rapidamente).
Ainda que você consiga fazer com que seu coelho aprenda a usar o WC, acidentes inevitavelmente irão acontecer e você irá se deparar, mais cedo ou mais tarde, com as "simpáticas bolinhas", mas isso bem raramente e em pouca quantidade.
No caso das bolinhas, vale a mesma dica usada no aprendizado com a urina: pegue a bolinha e o coelho e os coloquem no banheiro.
Se o coelho passar por algum estresse ou perda ele ainda poderá voltar a urinar fora do banheiro. Preste bastante atenção se isso vier a acontecer, pois esta pode ser a maneira que ele tem de se expressar e dizer o que sente. Tenha paciência e repita o aprendizado até que a situação volte a se normalizar.
Quando seu mascotinho passar a utilizar o baheiro, você verá o quanto estes bichanos são inteligentes e limpos.

17 comentários:

  1. olá, faz idéia de onde posso encontrar ester wc de canto com grade para vender aqui no Brasil?? Ou em algum site q entregue no Brasil?

    ResponderExcluir
  2. Oi Cristiano, então, existe sim rolinhos prensados de madeira a venda no Brasil, são chamados de granulado sanitários para gatos (assim como a silica e a diatomita). Também tenho gatos e assisti a uma demonstração de uma fabricante de granulados para gatos que me mostrou o funcionamento dos rolinhos prensados de madeira, quanto a urina não sei se deixa cheiro, mas posso te garantir que a manutenção da limpeza fica bem mais difícil do que com a silica ou a diatomita (pedrinhas brancas tipo Carrefour, TidiCats, Progato, etc), estas são bem mais higiênicas, não soltam pó e não fazem volume na liteira (o que poderia fazer com que o pózinho da cerragem grudassem no pelo do coelho), enfim, aqui em casa improvisamos um banheiro para nossa coelhona (ela não é mini, é giganti, rss) e tem dado muito certo. Trata-se de uma bandeja para gatos, pequena e simples, do tamanho de uma forma de bolo retangular, adaptamos uma grade de metal galvanizado em cima e pronto! Ela só usa ali como banheiro desde filhote (ela já está com 2,5 anos), a areia de gatos pode ser substituída apenas duas vezes por semana e pode-se utilizar menos quantidade (apenas o suficiente para cobrir o fundo da bandeja). Acredito que esse tipo de banheiro de coelhos com a grade metálica suspensa é o mais eficaz e higiênico, já que evita o contato do coelhinho com a própria urina e os cocozinhos e também com o material absorvente. Só, uma última coisa, gostaria de saber se pode-se aplicar em coelhos aquele desparasitante top spot Revolution para gatos? Sei que o Advantage é recomendado, mas o Revolution não tenho certeza. Obrigada, e parabens pelo blog. os coelhinhos ainda são animais muito descriminados e mal compreendidos, só quem tem um para saber o quanto são dóceis e limpinhos. Ass: Bianca.

    ResponderExcluir
  3. Olá queridos, boa tarde!
    Eu caí de pára-quedas nessa questão de criar coelhos, pois meu irmão "apareceu" com um lá em casa. Disse que "encontrou no mato" e o levou pra casa, mas ele tem um cão e estavam brigando muito e então ele levou o coelhinho lá pra minha casa, para ver se eu queria ficar com ele. O bichinho é uma graça, malhadinho de preto e branco, certamente fugiu, pois é dócil, deixa pegar no colo e faz muitas festinhas quando chegamos em casa. Não terei coragem de doar para alguém, pois já me afeiçoei a ele... na verdade acho que é ela, não tenho certeza. Então, como coelho não é gato e nem cão, preciso de ajuda para aprender a lidar com a fofinha. Me parece que não é filhote, não é muito pequena, tem uns 40 cm assim sentadinha. Andamos a fazer experiências lá em casa para ver como melhor nos adaptamos... comprei uma gaiola comum, mas ela odiou, ficava muito revoltada lá dentro, mordia as grades, fiquei com medo dela se machucar e devolvi. Agora, enquanto não arranjo uma "casa" certa, ela mora na cozinha. Eu a solto durante o dia no meu quintal, que é enorme. Ela corre bastante, cava e dorme. De noite eu a recolho pra cozinha e fecho a porta para a copa com uma tela improvisada (estou fazendo um portãozinho). Eu gostaria de uma sugestão para o litter, pois eu andei lendo os blogs sobre coelhos por aí e em algum deles sugeriram a maravalha no fundo da bandeja, nossa ela odiou, aquilo gruda nas patinhas dela e foi fracasso total. No entanto, no dia que testei papel de seda e papel "de pão" (sabe aquele que vem dentro dos sapatos?) foi amor à primeira vista. Sem que eu pedisse o bichinho pulou lá dentro sozinha e fez xixi e cocô e roeu o papel. Ela tem usado então a bandeja com o papel (eu coloco um pouco de maravalha embaixo do papel, somente para ficar mais fofo, ela não vê), mas eu acredito que essa não seja a melhor opção, certo? Fora que a bandeja não impediu que ela fizesse também um pouco de "necessidades" pela cozinha, mas é um volume bem menor do que o que ela faz no papel... A minha cidade é pequena, as casas de ração nem consideram que as pessoas podem ter coelhos e não encontro nada para comprar... o feno, até agora só vi para comprar na internet... mas fica meio inviável ficar pagando frete de feno, me parece ilógico... a não ser que nao tenha uma alternativa... o que vocês acham? Ela não gosta muito de gradinha na bandeja, ela gosta de roer a coisa enquanto está lá, se não tiver nada para roer, ela não vai, danada! Essa é uma das principais dúvidas, mas eu tenho várias.
    Muito obrigada!
    Andresa

    ResponderExcluir
  4. alguem sabe onde posso comprar essa caixinha e o rolo prensado que nao encontro em lugar nenhum!!! Ajude-me!

    ResponderExcluir
  5. Eu estou com um coelho de 3 meses, um mini coelho macho mega fofo, porém está muito difícil de ensinar. Ele fica solto apenas no meu quarto, pois tenho 2 gatos na casa e estou esperando ele crescer e se acostumar ainda. Mas a minha cama de casal é daquelas baixas tipo japonesa e ele cismouuu com ela..sobre na cama, anda ela inteira e faz xixi e coco em cima dela sempre, as vezes no chão, mas quase sempre nela, eu passo vinagre todo dia, quando passo ele se afasta, mas quando o cheiro passa ele acaba voltando. Ainda não comprei a caixa, estou meio frutrada porque não consigo parar com roupa de cama limpa e nem tenho dormido na minha cama mais enquanto não consigo fazer ele parar. As vezes ele deita em um canto do quarto e deitado mesmo faz coco e fica lá, deitado ainda. Me ajude por favor. Eu queria esse banheiro com a grade próprio para coelhos mas não acho. Porém hoje vou comprar a caixinha e fazer uma nova tentativa como falam ai em cima. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fique calma compre uma gaiola com espaço legal pra que ela fique confortável lá dentro , com o fundo com grade pra q não possa tem contato com a urina e põe comida e água e à deixe trancada depois das refeições no período de 3horas depois à solte faça isso sempre um dia ela vai saber q lá é saudavel o lugar certo de suas necessidades .

      Excluir
    2. Eu coloquei uma caixinha de gato com tapete higienico para caes. Coloco o pote de agua e racao dele dentro da caixa no cantinho. Meu coelho fica solto em casa e caixa no box do banheiro... ele aprendeu rapido assim. Se a caixa estiver suja ele nao faz mais la, procura outro lugar.

      Excluir
  6. Tenho uma coelinha de cerca de uns 3 meses.
    queria saber como faço pra ela não fazer cocô e xixi no meio da ração dela.
    ja mudei a ração de varis lugarea mas ela sempre vai encima e faz a mistura de tudo.
    alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  7. Oii tenho uma coelhinha de mais ou menos um mes e meio...ela eh mto sapeca...to tentando ensina-la a fazer suas necessidades no local certo, mas tá bem dificil...amei suas dicas, vou tentar coloca-las em pratica...mas surgiu outra duvida...os coelhos tem algum horario pra se alimentar ou devo encher o potinho de ração e deixar lá pra ele comer sempre que quiser? Outra coisa, que tipo de material posso usar pra fazer uma caminha pra ela? Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Olá, Por favor, poderia me informar onde compro essa caixa de banheiro para coelho, não encontrei pela internet e nem por lojas. Gostei dessa que esta acima, da marca (deluxe). Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo esse site! Já comprei brinquedinhos e comidinha pro meu coelho.

      http://coelhoucos.com/coelhandia/categoria-produto/acessorios/

      Excluir
    2. Ou Cristina, dá para fazer um banheirinho para seu mini, gastando bem pouco, entra no meu blog, tem um post sobre
      http://meuminiorelhudo.blogspot.com.br/

      Excluir
  9. Boa noite, temos um Hermelin de 3 meses e gostaríamos de saber se podemos utilizar aqueles produtos líquidos para ensinar cães a fazerem xixi no local desejado.
    Desde já grato.
    Rodolfo Romero

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, temos um Hermelin de 3 meses e gostaríamos de saber se podemos utilizar aqueles produtos líquidos para ensinar cães a fazerem xixi no local desejado.
    Desde já grato.
    Rodolfo Romero

    ResponderExcluir
  11. Adorei o blog, super informativo!
    Galerinha , também tenho um blog, lá vou fazer um post sobre como fazer brinquedinhos para coelho e o banheirinho...
    http://meuminiorelhudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Onde compro este banheirinho em Fortaleza? O FRETE fica mais caro que o produto, pela internet

    ResponderExcluir