quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Presos ou Soltos?

Os coelhos devem ser criados presos ou soltos? Posso criá-los em apartamento?
Os coelhos são animais como qualquer outro, pensando bem são até mesmo comparáveis à nós, seres-humanos. A única diferença é que eles não falam nossa língua, e tudo o que não fala nossa língua é considerado fútil, descartável e desprovido de inteligência.
Na verdade, os coelhos são muito inteligentes. Embora não falem nossa língua, eles possuem sua maneira própria de se comunicar e mostrar o que estão sentindo.
Basta parar um pouco e prestar bastante atenção em sua linguagem corpórea, e verá então que eles são iguaizinhos a nós. Quando estamos com medo, nos encolhemos um pouco, e os coelhos também se encolhem todo, buscando refúgio em algum lugar seguro (como nós). Quando vemos algo novo queremos logo saber o que é, e os coelhos são tão curiosos quanto nós. E estes são apenas alguns exemplos.
Se é assim, então eles também tem sentimentos?
A resposta é sim. Eles podem, inclusive, ficar magoados com alguma atitude nossa e virar as costas quando formos fazer carinho, como nós quando guardamos ressentimento de alguém.
Assim sendo, os coelhos também estão suscetíveis ao bem ou mal que determinado sentimento pode lhes trazer.
Se você cria seu coelho preso, já deve ter notado o quão triste ele parece ser isolado em um canto da gaiola e o quão feliz ele fica toda a vez que você o solta (eles demonstram sua felicidade correndo e saltando pela casa). Logo, se você os criar em gaiolas a vida toda, o risco deles desenvolverem depressão é muito alto em comparação com os que são criados soltos pela casa.
Há quem diga que os cria em gaiolas por não ter muito espaço em casa. Também há quem os abandone por estarem de mudança para apartamento. Eu posso assegurar, por experiência própria (moro em aparatamento e não disponho de muito espaço) que dá sim para criá-los soltos e em apartamento.
Em primeiro lugar, eles são pequenos e não necessitam de muito espaço: geralmente um cômodo já é o suficiente. Eu e minha esposa criamos nossa mini coelha (seu nome é Pititinha) solta dentro do apartamento e só a prendemos na gaiola à noite, pois guardamos algumas bicicletas neste cômodo e temos medo que ela se machuque. De dia, como as bicicletas não estão em casa, ela fica solta e tem espaço livre do cômodo onde ela fica à cozinha, onde ela adora deitar para dar um cochilo.
É claro que tivemos de fazer algumas adaptações, como colocar sapatos atrás do sofá, para evitar que ela fosse mordiscar os fios que tem por lá. Ainda assim, bastou ela descobrir que dava para chegar à parte de trás do sofá pulando por um pequeno vão que ficou na parte de cima e isto foi o suficiente para que o fio do nosso telefone foi destruído por ela.
Algum tempo depois, foi a vez do fio da geladeira. Agora tem um pote de amaciante cheio de água (para ficar pesado) atrás da galadeira, impossibilitando que ela tenha acesso à este local.
Fora isto, não há muitos problemas.
Os coelhos são organizados e limpos. Sempre fazem suas necessidades em um mesmo local. Aqui em casa, educamos a Pititinha para fazer suas necessidades sempre na gaiola, que mantemos sempre limpa (tem que limpar todos os dias, pois a urina é ácida e pode causar fungos e doenças respiratórias nos coelhos). De vez em quando aparece uma bolinha aqui e outra ali em algum canto da casa, mas é bem pouco e também é fácil de limpar. Agora urina, ela nunca faz pela casa, apenas em um canto específico da gaiola.
Portanto, seja uma pessoa responsável e consciente: não se desfaça de seu bichinho somente porque vai morar em algum lugar menor e procure criá-lo em liberdade.
Se você não puder criá-lo livre, pelo menos faça um cercadinho bem espaçoso ou compre uma gaiola bem espaçosa para ele. Solte-o pelos menos duas vezes ao dia (pelo menos uma hora cada vez que soltá-lo) para que ele possa esticar as perninhas e lembre-se acima de tudo: você é o guardião de uma vida que não pode decidir por si só. Por isso, faça o possível para que a vida de seu mascote seja a mais feliz possível.

15 comentários:

  1. eu estou prestes a comprar um coelho
    eu morro em uma casa com quintal grande porem sei que não pode deixar ele la fora o tempo todo
    queria saber se da pra deixar ele dentro de casa
    só que o chão da minha casa é de madeira (aquelas tabuas) e todos moveis quase são de madeira é seguro deixar ou ele vai sair roendo tudo ?

    ResponderExcluir
  2. Eu não deixo meu coelho solto porque ele pode acabar mordendo os fios ou ir em uma frestinha que é quase impossível tira-la dali, então quase sempre está presa em sua gaiola! Como fasso para deixa-la livre? Não consigo pensar em um jeito de impedir ela de roer os fios ou ir em locais difíceis de pega-la

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esconda os fios atrás dos móveis sem deixar espaço p ele passar. Se não der p esconder atrás dos móveis, coloque algum objeto na frente. Eu faço assim e deixo o meu solto durante o dia. A noite prendo no viveiro, pq circula uns gatos de vizinhos no meu quintal.

      Excluir
  3. Eu não deixo meu coelho solto porque ele pode acabar mordendo os fios ou ir em uma frestinha que é quase impossível tira-la dali, então quase sempre está presa em sua gaiola! Como fasso para deixa-la livre? Não consigo pensar em um jeito de impedir ela de roer os fios ou ir em locais difíceis de pega-la

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laura, quanto aos fios é um risco mesmo, pois além do prejuízo, eles podem ser eletrocutados! O meu coelho comeu o carregador do celular e o cabo da máquina de lavar roupas! Eu escondi todos fios que consegui, deixei em lugar alto, e os que não consegui, envolvi com um produto chamado organizador de cabos, é um plástico bem duro em espiral e que protege das 'roídas'. Você também pode colocar canaletas nos fios... Quanto as frestas, eu acho que não tem problema, eles gostam de se esconder, e eu não forço ele sair, deixo naturalmente! Crio o meu coelho livre dentro do apartamento, nem gaiola tenho! Mas para isso, observei bem o comportamento dele e eliminei todos os objetos perigosos, que estavam ao alcance dele. Acho que eles são muito mais felizes soltos, faça testes aos poucos, até que observe os hábitos do seu coelho e elimine todos os riscos para ele. Um abraço!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Meu coelho só fica solto para ele nao morder os fios coloquei uma caixa de papelão com pedras na frente onde fica os fios ele adora pular nessa caixa.
    Tambem peguei varias caixas colei uma a outra e fiz varias entradas ele adora brincar.

    ResponderExcluir
  6. Meu coelho só fica solto para ele nao morder os fios coloquei uma caixa de papelão com pedras na frente onde fica os fios ele adora pular nessa caixa.
    Tambem peguei varias caixas colei uma a outra e fiz varias entradas ele adora brincar.

    ResponderExcluir
  7. Meu mini coelho tem 2 meses e faz xixi e cocô por toda a parte! Já tentei várias tecnicas que li na internet e nada adiantou! Queria muito deixá-lo solto, mas até no sofá ele sobe pra fazer xixi e cocô. Não sei mais o qur fazer!!!
    Alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu coelho resgatei na rua, já adulto (nunca pensei em ter um coelho, rs), mas fiz o seguinte: Comprei uma bandeja plástica, peguei jornal e esfreguei no xixi e cocô dele, coloquei dentro da bandeja, e a posicionei no local onde fez xixi na 1º vez. Coloquei feno dentro da bandeja, por cima do jornal, e deixei a água e a ração perto (eles adoram mastigar enquanto vão ao banheiro rs). Deixei ele ali por alguns dias, sem soltá-lo nos outros cômodos, até se acostumar. E se acostumou, agora posso mudar a bandeja de lugar que só faz dentro dela, mesmo quando viajamos e levo para outros "territórios". Acho importante você eliminar o cheiro dos locais onde ele já urinou, com água sanitária (eu usei vinagre na 1º vez, para garantir). Outra coisa importante, eles vão ao banheiro em locais que consideram seguros, como cantinhos e outros lugares escondidos, com pouco movimento (privacidade é importante, rs). Ah, se o meu coelho acha que o banheiro está muito ''sujo'', ele arrasta a bandeja do lugar e usa fora! kkk

      Excluir
  8. Muito obrigada pela dica!! Vou tentar!!

    ResponderExcluir
  9. Minha mini coelha tem dois meses quase, e mesmo com a gaiola e com a bandeja ela urina e defeca no chao, no espaço reservado pra ela...todas as vezes limpo, lavo, passo vinagre e ela continua fazendo igual...agora estou fechando ela na gaiola por um tempo para ver se resolve, mas não deu em nada ainda.

    ResponderExcluir
  10. Eu costumava deixar minha coelha presa de noite, com medo que meu marido pisasse nela de madrugada. Mas ela ficava muito zangada quando eu ia pegá-la para prender, ficava "de mau". E também passou a se esconder perto da hora de dormir para evitar que eu a encontrasse. Partia meu coração! Ela também não vinha mais no colo.
    Comecei a deixá-la solta e não me arrependo! Descobri que durante a madrugada ela tem alguns períodos de muita brincadeira e atividade, então como eu poderia deixá-la presa? Seria cruel...
    Agora ela vive muito mais feliz e tranquila pela casa!

    ResponderExcluir
  11. Olá, estou fazendo o mesmo processo com meu mini Coelho ele tem 4 meses. Deixo solto durante o dia, limitei o espaço dele, ele não faz sujeita e raramente roe algo. Mais o meu grande problema é que a noite ele faz um escândalo danado quando prendo, ele tem uma caixa de plástico bem espaçosa e eu coloco papelão no fundo. Desde que comecei deixá-lo mais solto quando vou prender ele fica roendo e cavando e batendo as patas na caixa. Não queria deixá-lo preso mais não sei mais o que fazer para acostumar ele nessa rotina. Vc tem alguma dica do que posso fazer?

    ResponderExcluir
  12. Olá tem um coelho ele tem 7 meses, e uma chincila de 10meses eles vivem soltos mas não consigo fazer o meu coelho fazer as necessidades em só um lugar coloco a caixa de areia ele faz pela área inteira mas dentro não faz o que posso fazer?

    ResponderExcluir