segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Comportamento: Coelho Comendo Fezes


Não, eu não estou louco: isto existe mesmo!
Muitos donos podem ainda não ter prestado atenção à este comportamento. Outros já devem ter percebido e com certeza devem ter se assustado muito, e até mesmo algumas pessoas devem ter brigado com seus mascotinhos, com receio de que eles pudessem ficar doentes ou que estivessem perdendo a educação.
Contudo, este é um comportamento bastante comum entre os lagamorfos (classe à que os coelhos pertencem) e não se trata de falta de higiene, doença ou fome: trata-se apenas de saúde, por mais estranho que isto possa parecer.
À este comportamento damos o nome de "coprofagia", e é recomendável que o próprio dono incentive-o, pois traz inúmeros benefícios ao coelho, conforme será explicado a seguir.
Antes, porém, vamos tentar entender por que este comportamento ocorre.
Os vegetais e as frutas possuem um tipo de nutriente denominado celulose, que é indispensável para regular o funcionamento do organismo, ativando as funções gástricas e desintoxicando o organismo, além de servir como uma ótima fonte de energia.
Acontece que os herbívoros não conseguem digerir totalmente estes nutrientes, devido à falta de enzimas em seu aparelho digestivo.
Então, o que acontece?
Ao ingerir celulose, entram em ação alguns microorganismos que se encontram no aparelho digestório dos coelhos. Estes microorganismos fermentam e degradam a celulose, tornando-os melhores para serem reaproveitados pelo animal. Durante a fermentação, são produzidos ácidos voláteis, bem como vitaminas e proteínas.
O problema é que esta substância é obtida no ceco (um órgão situado entre os intestinos delgado e grosso) e não no estômago.
Então, para reaproveitar esta substância, os coelhos expelem uma substância massenta através do ânus. Esta substância é, então, ingerida pelo animal para reaproveitamento de nutrientes e vitaminas.
É importante que o dono fique de olho e saiba diferenciar entre fezes normais, fezes mucosas (cecotrofos), fezes moles e diarréia. Esta última, quando identificada, deve ser imediatamente tratada.
Abaixo postei uma imagem de alguns exemplos de fezes:
clique na imagem para ampliar

As fezes moles são obtidas especialmente em dias mais quentes, pois o coelho sente mais sede, aumentando o consumo de água, o que faz com que suas fezes passem a sair com uma maior concentração de l;iquidos, tornando sua consistência mais mole. Não se espante, seu coelho está saudável. Dê bastante folha de bananeira e feno que logo seu mascote volta ao normal.
Os cecotrofos são obtidas mais no começo da noite e no início da manhã, quanto que as fezes normais são obtidas durante o dia e, ao contrário dos cecotrofos, não podem ser re-ingeridas pelo coelho. 
Por isso, se um belo dia você ver seu coelho com fezes na boca, não brigue com ele: isto é fundamental para sua saúde, pois somente assim ele consegue absorver todos os nutrientes que ingere, e isso o deixará bem mais saudável.

18 comentários:

  1. Fiquei em dúvida: As fezes normais é que podem ser ingeridas, né?
    Os cecotrofos não fazem bem, é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também ñ entendi muito isso. pq o meu come as fezes normais, mais o texto da pra entender q as normais ñ sao re ingeridas

      Excluir
  2. minha coelha ta comendo fezes normais.

    ResponderExcluir
  3. O meu também ingere as normais... Fiquei em duvida se elas fazem mal ou não?

    ResponderExcluir
  4. Não gente, tem que comer essa mais molinha, esses cachinhos de uvinhas, vc não deve reparar, pois as normais normalmente ficam no chão ou na caixinha, essa outras não se vê, se estiver pela caixinha ou chão, seu bebê não tá comendo o que deveria e tem que levar no médico pra saber Pq, isso é saudável. Minha bebê não come sempre é mancha o carpete sempre, mas ela tem probleminhas tadinha :,(

    ResponderExcluir
  5. PS: Paulo amigo da Lari... Leva seu bebê no vet kkkkk ou faz plantão, só descobri Pq a minha é dodoiZinha e não come todos e isso acaba com meu carpete skkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Pessoal não acreditem em tudo que vem na internet, os coelhos não comem as fezes que são aquelas bolinhas duras e individuais, eles comem o cecotrofo que vem do ceco do animal e q parece um cacho de uva e geralmente ngm vê eles comendo masi isso é fisiológico do anima (normal)

    ResponderExcluir
  7. O minha coelhinha tá comendo feses normais. Achei super estranho

    ResponderExcluir
  8. Meu coelho come as vezes as bolinhas e normal ou faz mal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem as vezes ele pode estar sentindo falta de algum matinho,ou cenouras.As vezes ele pode estar querendo uma outra rasao e so esta conseguindo comer as fezes para n comer oque n gosta na força(e oque eu acho :D)

      Excluir
    2. Gente essa de que coelhos comem cenouras é um mito procurem informações, eles gostam e podem comer as folhas.

      Excluir
  9. Meu coelho come as vezes e normal ?

    ResponderExcluir
  10. Gente as fezes de bolinha as vezes parece com a rasão do coelhinho,dependendo de se ela for de bolinhas o parecida e etc.Ele ou ela pode acabar de se confundindo,bem isso acontece com minha coelha,ela come perfeitamente e faz muito coco,isso é normal em momentos de calor,tanto no ser humano quanto nos felinos,se repararem,no frio esses coelhinhos n fazem tantas fezes,mas de come-las e talvez se a rasao for diferente,leve-o no veterinario,ele checara a barriguinha e etc,o meu tem adermatite entao e bem diferente nesses casos.Espero ter ajudado...

    ResponderExcluir