sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Faça Você Mesmo: Feno

Este artigo visa ajudar muita gente que, como eu, encontra dificuldade em conseguir feno em sua cidade em pet shop ou hipermercados.
Ao perguntar para diversos vendedores (em pet shop) se tinha feno, muitos deles me olhavam como se eu estivesse falando outra língua. Talvez pensassem que eu estava atrás de droga ou talvez que eu estivesse procurando alguém chamado "feno", vai se saber. O fato é que após tentar encontrar feno em oito pet shops diferentes, apenas em três os vendedores sabiam o que era feno. Nos outro cinco eles apenas se limitaram a me olhar por alguns segundos, até o "tico-e-teco" entrar em colapso e me voltar um olhar indagador, suplicando que eu explicasse do que se tratava aquilo. Então eu tinha de dizer "capim seco, comida pra coelho", etc.
Bom, se você conhece algum lugar onde tenha capim como um terreno baldio, por exemplo, está na hora de fazer feno de excelente qualidade para seu coelhinho.
Em primeiro lugar, é importante saber distinguir a diferença entre as espécies de capim e quais são as melhores.
Neste artigo abordarei as principais diferenças dos quatro tipos principais e mais comuns de capins: o Tifton, o Coast Cross, o Gramão e o Elefante.


  • Tifton

O Tifton é este aí da foto de cima. Ele tem as folhas finas e possui uma haste bem rígida e cresce cerca de 90 centímetros.

  • Coast Cross

O Coast Cross é o mais indicado. Possui as folhas um pouco mais grossas do que o tifton e cresce bem mais.

  • Gramão
O Gramão é um dos mais fáceis de identificar, por ser o mais rasteiro e alguns brotos possuirem uma espécie de "estrela" com cinco pontas.

  • Capim Elefante
Este é o mais alto de todos e chega a medir mais de dois metros, o que também o torna o mais fácil de ser identificado.

Agora que você já aprendeu a diferença entre os principais tipos e escolheu o seu preferido, vamos por as mãos na massa.
É importante salientar que, para que se produza feno de excelente qualidade, é fundamental que se faça o corte do capim até o início da floração, quando o capim está em sua fase plena de vegetação, possuindo uma grande quantidade de folhas. O capim deve ser verde, ter as hastes flexíveis e macias e estar livre de ervas daninhas. Também é importante não possuir bolores, fungos, lagartas ou caramujos. O cheiro deve ser agradável.
Jamais corte em dias nublados, e você deve cortá-los sempre pela manhã, após a evaporação do orvalho.
O corte deve ser feito entre 5 e 10 cm do solo e pode ser feito com qualquer equipamento simples, como uma faca, por exemplo.
Após cortar o capim, o mesmo deve ficar exposto ao sol em secadoras de madeira ou no solo.
Para uniformizar a secagem, é importante que o capim seja virado ou revirado pelom menos duas vezes ao longo do dia.
Ao final do dia, deve-se juntar o material fenado e move-lo para algum lugar quente e seco, como uma lareira, por exemplo, e deverá ser novamente exposto ao sol na manhã seguinte.
Em boas condições de insolação e ventilação, em no máximo três dias já é possível obter feno.
Em termos comuns, fazer feno é como fazer bolo: é necessário ficar sempre de olho até chegar ao ponto certo.
O feno está no ponto ideal quando, ao apertar os nós ou torcer uma porção de capim não houver umidade ou seja, não sair água. Se ao torcer uma porção de forragem, a mesma se desfizer lentamente e não soltar água, ela estará pronta.
Se ao torcer uma porção de capim ele estiver quebradiço, significa que o feno passou do ponto. Este feno será de menor qualidade, devido a perda de nutrientes.
Tão importante quanto a confecção, é também a estocagem. Você deve guardar o feno em local fresco e seco, longe de umidade e deve armazená-lo em sacos plásticos bem fechados.
Antes de usar o feno, é aconselhável picá-lo para que tenha uma maior absorção de nutrientes por parte do organismo dos bichanos. També preste bastante atenção na coloração: um bom feno deve apresentar coloração esverdeada, semelhante ao da planta que o originou, odor agradável e ausência de bolor.
Com este artigo, espero ter ajudado um pouco não apenas aos donos, mas principalmente aos nossos mini coelhos tão queridos que, por falta de feno em cidades pequenas como a minha, às vezes ficam sem esta ótima fonte de nutrientes que lhes é essencial à saúde.

20 comentários:

  1. Muito bom este artigo. Obrigado por compartilhar. Mesmo morando em apartamento, vou tentar fazer. Aqui em Brasília existe muita área verde e muitas vezes já vi esse Gramão e o Coast Cross sendo cortado e jogado fora em jardins, inclusive aqui do meu prédio.

    ResponderExcluir
  2. No meu caso, a minha coelha ficará solta em um quintal que tem terra e consequentemente crescerá mato, acredito que ela irá comê-lo... preciso ainda do feno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica amigo .
      Aprendir mesmo.
      Um abraço .

      Excluir
  3. Adorei as dicas agora sei como fazer feno

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas agora sei como fazer feno

    ResponderExcluir
  5. Muito importante a dica.
    Pois nao encontro em Recife nada para coelhos.
    E estamos com uma Lionhead de nossa neta.

    ResponderExcluir
  6. pode dar o capim elefante pra eles e q e ja tinha outros coelhos e me falaram q se der ese capim eles morem

    ResponderExcluir
  7. pode dar o capim elefante pra eles e q e ja tinha outros coelhos e me falaram q se der ese capim eles morem

    ResponderExcluir
  8. Maravilha.
    tudo que precisava para meu coelhio.

    ResponderExcluir
  9. Amei o artigo. Me ajudou muito Parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigada, tenho un porqu8nho da Índia e na minha cidade nao tem feno, os vendedores em pet me olhavam estranho também kkkk.
    MUITO OBRIGADAAAA!

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigado. aqui tem desses capim e eu não encontrava feno já estava com medo da minha coelha morrer. porque eu tinha que comprar pela net. agora eu posso ajudar na alimentação da minha coelhinha.

    ResponderExcluir
  12. Posso dar pros meus coelho o capim brequiara?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas se for da Margosa, provavelmente eles não irão comer

      Excluir
  13. Muito bom. Obrigado por compartilhar as informações.

    ResponderExcluir