Aqui em casa sou conhecido por minha esposa como um exterminador de mosquitos. Se tem algum animal que não suporto são esses insetos voadores. Na minha opinião, apenas as moscas, com sua persistência incomparável, ganha deles. Os mosquitos (mais conhecidos como pernilongos) parecem inclusive dotados de um poder extraordinário que os faz desaparecer por completo ao tentar exterminá-los. Faça um teste: tente matar um mosquito e verá o quão rápido ele desaparece para depois de alguns minutos voltar a zumbir perto de você, sedento de sangue.
Bom, como este blog tem por finalidade única e exclusivamente tratar de coelhos, deixarei de lado aqui meu particular repúdio por estas criaturinhas transmissoras de doenças e passarei a tratar de um assunto muito sério para nossos mascotes: a mixomatose.
Esta doença é de longe uma das mais graves que acometem os nossos pequenos amigos. Quando não identificada há tempo, ela pode se espalhar rapidamente, causando uma grande infestação (no caso de criadores que possuem mais de um coelho).
Para se ter uma idéia da gravidade da doença e da rapidez que ela age, bastam de 4 a no máximo 8 dias após o aparecimento dos primeiros sintomas para que a doença faça as suas vítimas.
Mas afinal, o que tem a ver o mosquito com tudo isso?
Tem tudo a ver. É ele quem transmite a doença para os coelhos.
Por isso, aqui em casa, instalei telas em todas as janelas. Se vejo algum mosquito voando, tomo logo o cuidado para que não chegue com vida perto da pititinha (minha mini coelha).
Além disso, faz-se necessário manter sempre a gaiola limpa (tem que ser limpa todos os dias) para evitar o aparecimento de outros tipos de mosquito (que também são transmissores de doenças).
Como se reconhece a mixomatose?
O primeiro sintoma é corrimento nasal. Com o tempo, este corrimento vai aumentando gradativamente, chegando ao ponto de dificultar a respiração.
Os sintomas subsequentes são: olhos congestionados e inflamados, com bastante corrimento; aparecimento de tumores na base da orelha, nariz e lábios; inchaço da cabeça do animal.
Logo os tumores se espalham pela cabeça, e não demora muito tempo já aparecem também pelo corpo do animal, aparecendo em grande quantidade na região do ânus e órgãos genitais.
Os tumores, quando se abrem, expelem um líquido mucoso de cor rosa.
Os coelhos são acometidos de febre e logo morrem.
Os mosquitos são os únicos vilões da história? De forma alguma, pois a pulga também é transmissora da doença. Contudo, temos a tendência de nos preocuparmos muito mais com as pulgas do que com os mosquitos, pois já sabemos que as pulgas são uma praga maléfica, mas geralmente não nos preocupamos muito com outros insetos e isso pode ser fatal para nossos mascotes.
Além da constante diária das gaiolas, mantendo sua higiene constante, recomenda-se vacinar os coelhos com uma vacina preventiva.
Caso você suspeite que seu coelho está infectado, leve-o imediatamente à um veterinário especializado em animais silvestres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário