sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Mamadeira para Filhotes: Leite Sucedâneo


Infelizmente no Brasil não são raros os casos em que as pessoas abandonam os filhotes de coelhos por não quererem dedicar alguns poucos minutos diários no cuidado destes adoráveis mascotes. Em diversos fóruns pela internet encontrei casos em que filhotes com dias ou mesmo horas de vida foram abandonados em terrenos baldios, entregues à própria sorte. Felizmente muitos desses filhotes são encontrados por pessoas de bom coração que se dispõe à ajudá-los.
Há casos também em que as próprias mães desses coelhos rejeitam-os, impedindo-os de mamar ou morrem durante ou após o parto, deixando os filhotes sem os benefícios do leite materno.
Para estes casos existe uma solução chamada leite sucedâneo, que é um substituto do leite materno.
Como todos sabemos, nada substitui o leite materno. Portanto, esta solução deve ser administrada apenas para os casos descritos acima, em que os filhotes não tem acesso ao leite materno.
Caso você encontre em sua cidade leite para gatinhos, como o Max Milk, por exemplo, prefira-os ao invés do leite sucedâneo. Agora, se você mora em uma cidade como a minha.... então o jeito é recorrer ao leite caseiro.
Você poderá usar um conta-gotas, uma seringa pequena ou uma mamadeira para filhotes. A mamadeira da foto abaixo, por exemplo, tem capacidade para 45 ml e custa por volta de R$ 19,00.
Você pode também utilizar mamadeira para bebês.
Não vou citar aqui as fontes da receita, já que as mesmas foram encontradas da mesma maneira em diversos websites nacionais e estrangeiros.
Abaixo segue a receita:
  • 100 ml de leite de cabra ou integral
  • 20% de uma gema
  • 1/2 colher (chá) de creme de leite
  • 1 pequena pitada de açúcar
  • 1 minúscula pitada de sal
Modo de Preparo:
Bata a gema e acrescente o leite, colocando a mistura para ferver.
Quando estiver fervendo, acrescente aos poucos os demais ingredientes, misturando sempre.
Tire a mistura  do fogo e deixe esfriar.
Você pode, ainda, acrescentar à receita 10 gotas de vitamina B12 (facilmente encontrada em farmácias).
A mamadeira estará pronta quando estiver morna. Verifique a temperatura como se faz com bebês, pingando um pouco nas costas das mãos.
Não pense que será uma tarefa muito fácil administrar mamadeira para os pequeninos, mas com paciência logo você pega prática e o filhote se sentirá confiante para mamar.
O furo do bico da mamadeira é muito importante. O ideal é fazer um furo médio, já que furos muito pequenos podem cansar seu filhote facilmente (usa-se muita força para sugar) e furos muito largos podem fazer com que o leite saia em grande quantidade, engasgando o filhote.
Ainda que seu filhote não mame, tenha calma. Jamais o force a mamar, despejando leite em sua boquinha, pois isso poderia levá-lo à morte.
Aos poucos você verá que ele será capaz de aprender a sugar e reconhecer a mamadeira como sua fonte de alimento.

4 comentários:

  1. muito obrigada pela ajuda, estou desesperada, a minha coelha morreu 5 após o parto e agora eu tenho 5 filhotes órfãos pra cuidar. ainda bem que todos os ingredientes eu tenho em casa. valeu!

    ResponderExcluir
  2. Posso deixar armazenado no freeze....em saquinhos... e ir pegu qndo aos poucos..

    ResponderExcluir
  3. Gente.
    Minha coelha da raça Angorá teve filhotinhos.
    Com 15 dias ela ja n tinha mais leite.
    O q posso fazer pra alimenta-los ?

    ResponderExcluir