sábado, 19 de novembro de 2011

Verão: Cuidados com o Calor


O verão está chegando e, com ele, aumentam as preocupações com nossos mascotes por conta do calor.
A cada ano que passa, as temperaturas sobem de maneira descontrolada. Não são raros os dias em qua a temperatura ultrapassa a casa dos 40 graus em muitas regiões do país.
Os coelhos são animais muito bem adaptados ao frio devido à sua densa pelagem, e muitos de seus antepassados viveram em regiões extremamente frias na Europa.
Ao chegar o verão, os riscos de seu mascote sofrer por causa do calor são muito grandes.
Este é mais um motivo para que você pense muito bem sobre o local onde seu coelho passa a maior parte do dia. Este local deve ser muito bem arejado e fresco. Evite ao máximo lugares abafados e com pouca ventilação. Caso o "território" onde seu coelho se encontra não atenda à estas condições, é hora de repensar sobre isto.
Coelhos facilmente se tornam vítimas do calor, devido à desidratação e principalmente à insolação. A partir dos 27 graus já se acendem as luzes vermelhas e você deve fazer todo o possível para controlar a temperatura do ambiente e prestar muita atenção ao seu amiguinho. Caso a temperatura continue a subir e chegar aos 30 graus, seu coelho corre sérios riscos.
Lembre-se: o coelho não está adaptado para viver em regiões muito quentes! Tenha isso em mente antes de sair de casa para trabalhar ou ir à praia e deixar seu mascotinho em casa, à mercê da própria sorte.
Se você o ama, com certeza terá este aviso em mente antes de sair de casa, pois o risco de chegar em casa e encontrá-lo todo molenga, inconsciente ou até mesmo morto, vítima da insolação, é muito alto.
Agora que estou consciente dos riscos, o que devo fazer?
Uma das mais importantes precauções já foi aqui citada: seu mascotinho deve ficar em um lugar arejado e ventilado. Deixe-o em um lugar com bastante sombra e com muita água à sua disposição.
Para quem cria o coelhinho dentro de casa, a sombra não será um problema. Já para quem os cria no quintal de casa, tenha em mente que a sombra deve ser constante (o dia inteiro). Preste muita atenção se o local onde ele fica não é atingido pelo sol em nenhum momento, pois o Sol está constantemente se movimentando. Assim, se você o deixar na sombra às oito da manhã, certifique-se de que este local estará bem sombreado ao meio-dia, às três da tarde e assim por diante.
Mantenha a gaiola longe de luz direta, principalmente nas horas mais quentes do dia.
Um bom meio de atenuar a temperatura nestes dias tão quentes, é colocar uma pedra de gelo (utilize água filtrada) dentro da água do bichinho. Isso ajudará a refrescá-los mais rápido e diminuirá a sensação térmica.
Você pode ainda fazer uso de ar-condicionado ou mesmo criar um em casa, como na imagem abaixo:
ar-condicionado caseiro

Tome o cuidado de não colocar o ventilador diretamente sobre o bichinho. Os coelhos são sensíveis a qualquer mudança brusca, e isto poderia lhes ser fatal. Coloque o ventilador a uma certa distância e cubra parte da gaiola com uma toalha úmida. Basta apontar o ventilador para a região coberta pela toalha. A parte da gaiola que está descoberta não deve ser atingida pelos ventos provenientes do ventilador, para que ele possa ir para esta parte caso esteja ficando frio.
Outro método é o uso de garrafas congeladas.
Se seu coelho é criado dentro de casa, procure colocar uma toalha ou tecido absorvente embaixo da garrafa, para que não deixe o piso molhado enquanto o gelo da garrafa derrete. Se ele costuma passar a maior parte do tempo em gaiolas, deixe a garrafa do lado de fora da gaiola, próximo à ela. Jamais deixe a garrafa dentro, encostada ou muito próxima da gaiola.
Você pode utilizar a imaginação e desenvolver a melhor maneira de refrescar seu mascote.
Na internet, no blog do hammychin, encontrei um esquema de uma gaiola muito bem elaborada. O autor utilizou-se da garrafa congelada para refrescar seu chinchila. 
Embora o esquema da gaiola tenha sido desenvolvido para um chinchila, ela pode ter seu tamanho aumentado, adaptando-o para um coelho.
Se você tiver duas gaiolas ou tiver disponibilidade para comprar uma gaiola menor, um isopor grande e um pedaço de cano (suficientemente grande para que seu coelho possa passar), este é um meio muito eficiente de refrescar seu mascote.
Na falta de outra gaiola menor, pode-se ainda utilizar algum material vazado (madeira com furos, por exemplo) para colocar dentro do isopor.
Tome o cuidado de deixar a caixa destampada, para que seu coelho possa respirar.
Pra quem se interessou pelo esquema, pode vê-lo na imagem abaixo ou visitar o blog hammychin (clique aqui para visitar o blog).
Existe ainda a possibilidade de colocar um pedaço de mármore ou cerâmica no congelador e depois instalá-lo na parte de baixo da gaiola.
A imaginação e criatividade do dono é o limite. 
Procure somente tomar cuidado para que seu coelho não entre em contato direto com o gelo e que ele não se molhe.
Você pode ainda passar um pano ou toalhinha úmida nas orelhas dos bichinhos. Não encharque as orelhas, apenas as umedeça.
Se for viajar, coloque uma toalha molhada sobre a gaiola e jamais a deixe no Sol.
Outro cuidado que temos que ter no verão é com as tempestades.
Caso seu coelho fique em casa, não o deixe próximo de janelas, pois a chuva poderia facilmente molhá-lo. Ainda que o local seja coberto, lembre-se de que a maioria dessas tempestades vem com ventos fortíssimos, suficientes para fazer com que a água da chuva "voe" para dentro de casa.
Se seu coelho for criado em seu quintal, deixe um local coberto à disposição de seu amiguinho.
Lembre-se: utilize uma pitada de imaginação e uma colher cheia de bom-senso.

7 comentários:

  1. Moro no RJ e hj a temperatura está muito alta 36 graus na sombra em casa... Tenho dois coelhinhos novinhos que estão comigo a 4 dias, é um deles Hj está bem "molinho", coloquei a toalha com o ventilador e percebi q eles gostaram. Obrigada pela dica!!!

    ResponderExcluir
  2. Qual a raça de mini coelho que melhor se adapta com climas quentes da regiao norte do BRasil?

    ResponderExcluir
  3. Meu coelhinho é grande é gordo, tem aproximadamente 1 ano e é criado em casa. Costumo colocá-lo na laje que tem cobertura mas no verão percebo que tá muito quente p ele.

    ResponderExcluir
  4. Meu coelhinho é grande é gordo e é criado em casa. Tem aproximadamente 1 ano. Minha preocupação é que ele está ficando na cobertura da laje e como o tempo está muito quente...Estou bastante preocupada!!!

    ResponderExcluir
  5. Meu coelhinho é grande é gordo e é criado em casa. Tem aproximadamente 1 ano. Minha preocupação é que ele está ficando na cobertura da laje e como o tempo está muito quente...Estou bastante preocupada!!!

    ResponderExcluir
  6. Meu coelho é criado dentro de casa, coloco toalhas umedecidas e ele deita por cima... Tem algum problema?

    ResponderExcluir