sábado, 12 de novembro de 2011

Meu Coelho Fala Coelhês!

Se você é do tipo de pessoa que pensa que animal não é um ser inteligente, jamais estará aberto para notar a linguagem dos coelhos. Eles podem não se comunicar como nós, através de um conjunto de palavras ou de sinais muito bem elaborados e diversificados, mas eles também são capazes de se comunicar, assim como todo e qualquer animal.
Se você dedicar certo tempo para observar seu coelho e, acima de tudo, tentar obter respostas dele (reproduzindo os sinais), com certa notará o que seu coelho quer dizer.
Não estou dizendo aqui que seu coelho irá falar pra você: "Ei cara, me traz um pouco de feno e uma folha de couve", mas sim que você será capaz de saber quando seu coelho está feliz, triste, com medo, ansioso ou relaxado.
Existem três pontos principais a serem observados: os movimentos do nariz, do corpo e das orelhas.
O nariz é, de longe, a melhor forma de saber sobre o grau de interesse de seu coelho em determinada pessoa, situação ou objeto.
Quando eles estão centrados em alguma coisa, o nariz começa a mexer sem parar. Quando mais centrados estão, mais o nariz tem a tendência de se mexer.
Pela internet encontrei algumas experiências muito interessantes para se tentar fazer e brincar um pouco com seu coelho. O texto, em inglês, tem por nome "Language of Lagomorphs" e ensina a usar os lábios superiores dobrados para cima, sempre se mexendo, para reproduzir o movimento do nariz do coelho. Lá ensina-se a fazer um exercício bem simples: deite-se no chão próximo do coelho, enquanto ele estiver deitado e comece a movimentar os lábios superiores de forma a imitar o movimento do nariz do coelho. Comece rápido e veja a reação do coelho. Depois vá diminuindo o movimento lentamente e veja que seu coelho fará o mesmo. Tente aumentar o movimento mais uma vez e diminua até que o coelho relaxe.
Este exercício é bem simples, mas a finalidade principal é criar um elo de ligação mais forte entre você e seu mascote, permitindo que o dono preste mais atenção ao seu coelho e perceba sinais até então desconhecidos.
Outra coisa importante a se observar na linguagem de sinais que o coelho pratica é a posição de suas orelhas.
Este tipo de sinal torna-se perceptível até mesmo entre os fuzzy loop, que possuem as orelhas caídas. Você notará que, quanto mais o coelho estiver interessado em alguma coisa, mais as orelhas dele vão estar voltadas para o objeto. No caso dos coelhos de orelha em pé este tipo de sinal é mais facilmente perceptível. Já nas raças de orelha caída basta prestar um pouco mais de atenção.
A posição corpórea também diz muito sobre o estado de stress ou de relaxamento do coelho.
Um coelho relaxado irá se esticar todo, já um coelho com medo ou estressado irá se encolher e poderá virar as costas para você. Coelhos felizes costumam saltitar para demonstrar sua felicidade, e isto também é uma forma de linguagem.
Acima de tudo, cabe a cada um descobrir a linguagem impregada por seu mascote, pois cada coelho possui uma personalidade única, diferente uns dos outros.
Passe muito tempo ao lado do seu coelho e preste muita atenção aos sinais que ele demonstrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário