sábado, 26 de novembro de 2011

O Que Pode E O Que Não Pode Comer


Coelhos costumam comer tudo o que eles vêem pela frete. Quando eu e minha esposa vamos jantar, nossa mini coelhinha fica louca: sobe em cima da gente, dão mordidinhas pra chamar a atenção, correm e pulam na nossa frente.... tudo para tentar conseguir alguma guloseima. Por mais que ela peça, jamais damos da nossa comida para ela, pois isto poderia lhe causar sérios problemas de saúde. Ela faz tanta coisa para chamar nossa atenção que terminamos por ceder e dar-lhe um pouco de alimento: vamos à geladeira e apanhamos um bom pedaço de couve (ela passsa um bom tempo se divertindo com a folha que possui 2x o tamanho dela rsrs) ou um pouco de salsinha (ela adora!).
Li em determinado fórum que alguém chegou a dar um pedaço de frango para seu mascote (jamais faça isso). Não sei se a história é verídica (coelhos não são carnívoros), mas em se tratando de coelhos nada é impossível. Verdadeira ou não, esta história serve para reforçar a minha opinião: coelhos comem tudo o que eles vêem pela frente.
Para que seu coelho não coma alimentos errados, cabe aos donos (mais do que aos próprios coelhinhos) certa disciplina e atenção ao escolher os alimentos corretos.
A disciplina é necessária porque sempre nos sentimos tentados a dar aos nossos mascotes alimentos considerados no mínimo duvidosos. Ao pegar um pedaço de pão, por exemplo, basta o mascotinho fazer aquela carinha de pidão que logo nos derretemos, e é aí que devemos nos disciplinar: não podemos nos render e  atender aos seus pedidos. Para não deixar seu coelho com vontade (e para que você não fique de coração partido), o ideal é deixar sempre algum alimento mais saudável na dispensa e lhe oferecer nestes casos, como um pedaço de cenoura, couve ou salsinha por exemplo.
No caso do pão, este nunca deve ser dado ao coelho porque pode lhes causar obesidade. Em vez disso, prefira lhes dar um pedaço de torrada (mas bem de vez em quando), pois ela ajudará no desgaste dos dentes.
Abaixo segue uma pequena lista do que pode e do que não pode dar para seu coelho:

Mini Guia Nutricional por Barbara B. M. Brandão
Alfafa em blocos (Supra)
Abóbora Tem muito açúcar, dar como guloseima de vez em quando só a casca.
Abobrinha e berinjela 2 vezes por semana, sem abusar!
Acelga Rica em fibra e ferro, serve de calmante para problemas digestivos, favorece o trânsito intestinal. Oferecer folhas e talos.
Alcachofra Oferecer folhas e talos. Favorece o fígado e melhora a digestão.
Alfafa Com moderação, seu excesso pode causar diarréia. Oferecer um bloco, uma vez por semana.
Brócolis Pode produzir gases, cuidado!
Cenoura Os ramos podem ser dados diariamente, mas a cenoura em si, possui muito açúcar. Oferecer uma vez por semana.
Chicória Melhora a função hepática.
Couve-manteiga Melhora a retenção de cálcio.
Milho verde Uma vez por semana.
Nabo Apenas as folhas.
Rabanete Folhas.
Repolho Pode produzir gases, cuidado!
Abacaxi Ajuda a prevenir bolas de pêlos. Pode ser dada 2 vezes por semana. Alguns coelhos gostam da casca, mas eles amam mesmo é o miolo!
Banana Pode ser oferecida com casca e tudo, mas com moderação!
Maçã Duas vezes por semana, sem casca.
Manga e mamão Dar de vez em quando, pedaços bem pequenos. O excesso pode dar diarréia! Cuidado!
Kiwi Pequenas quantidades.
Pêra 2 vezes por semana.
Pêssego 2 vezes por semana.

Abaixo temos uma imagem mostrando uma pirâmide para que possamos balancear a quantidade destes alimentos:

clique na imagem para ampliar

Como podemos ver, o que definitivamente não pode faltar é o feno, pois é uma ótima fonte de fibra e principal responsável por regular o trânsito intestinal dos pequenos. Por isso é fundamental que o feno esteja sempre à disposição do coelhinho. Se em sua cidade é difícil encontrar feno, verifique na seção Dicas como fazer feno caseiro ou, em último caso, entre em contato conosco para que possamos lhe ajudar. 
Outro alimento importante é a alfafa em cubos, pois ajuda no desgaste dos dentes, entre outros benefícios.
A ração específica para coelhos também é essencial, possui é muito rica em proteína. As rações mais recomendadas são as da marca Purina (Natural Coelhos), Guabi (DoSítio Coelhão), a Nutriara (Coelhus) e a Supra (Funny Bunny).
Caso, por algum motivo, você tenha que mudar a marca da ração de seu mascotinho, faça isso gradativamente. Coelhos tem a flora intestinal muito sensível e qualquer mudança brusca pode lhes causar diarréia. Vá misturando aos poucos a ração nova com a antiga para que seu coelho acostume. Aos poucos vá diminuindo a quantidade de ração antiga, até que não seja mais necessário misturá-la à ração nova. Se seu coelho apresentar diarréia, suspenda imediatamente a ração e deixe-o à base de feno e água até que melhore.
Você pode optar por enriquecer ainda mais a ração acrescentando sementes como quirera de milho e arroz integral, por exemplo, à ração. Só não exagere.
Folhas verdes são sempre bem-vindas para enriquecer ainda mais a dieta dos pequenos, pois contém muitas fibras e vitaminas proporcionando uma pelagem bonita e prevenindo doenças e obesidade.
Pode-se dar capim, mas prefira antes retirar todo o excesso de água, deixando-o secar no sol ou no microondas e servindo-o assim que estiver à temperatura ambiente. Pode-se dar capim fresco, mas não exagere. Por conter muita umidade, o excesso de água pode causar diarréia.
Folha de bananeira, couve, almeirão, salsinha e outros tipos de verduras de folhagem verde podem ser dadas à vontade.
Evite dar as de folhagem clara como o alface, por exemplo.


Dentre as frutas as que eles mais gostam são o abacaxi, a banana, a maçã e o mamão. 
O abacaxi deve ser dado pelo menos uma vez por semana.
Por quê o abacaxi é tão importante?
Assim como os gatos, os coelhos se lambem para manterem-se limpos e acabam, assim, ingerindo uma enorme quantidade de pêlos, que não podem ser digeridos pelo organismo ou eliminados pelo vômito. Assim sendo, a única saída é a eliminação através das fezes.
Erroneamente muita gente acredita que apenas o abacaxi já é o suficiente para a eliminação das bolas de pêlo, o que não é verdade. 
O alimento que irá ajudar nesse processo é o mamão.
O que faz dessas duas frutas serem importantes é a função que cada uma desempenha no organismo do animal e no processo de eliminação das bolas de pêlo.
O mamão é um laxante natural. Não são raras as vezes em que as próprias pessoas com intestino preso se utilizam dos benefícios desta fruta para regular o trânsito intestinal.
Como todos sabemos, a ingestão de alimentos que causem mudança brusca na flora intestinal do coelho pode causar diarréia e esta causa desidratação e rápida eliminação de nutrientes.
Então, para compensar estas perdas e também para manter o equilíbrio intestinal, o abacaxi assume seu papel como fonte de hidratação da ingesta e como fonte de enzimas que ajudarão no processo de digestão realizado pelo organismo.
Exemplificando: o abacaxi combaterá os efeitos mais severos do mamão, devolvendo o equilíbrio à flora intestinal e evitando as fortes diarréias e a desidratação.  
Alguns alimentos (guloseimas) não devem ser dados aos mascotes, e entram definitivamente na lista negra. São eles: o chocolate (considerado venenoso), bolachas, salgadinhos, cereais matinais (contém muito açúcar), alimentos à base de yogurte, pão, alimentos industrializados (contém muito conservante) e folhagens clara (alface).
Abaixo vai uma lista para consultar sempre que tiver alguma dúvida:

LISTA DOS ALIMENTOS PARA COELHO

VEGETAIS:

Abóbora (Rica em açúcar deve ser oferecida apenas A CASCA como guloseima! Cuidado que é laxante!)
Abobrinha: (pode ser oferecida uma ou duas vezes por semana, MODERADAMENTE!)
Acelga (rica em fibra e ferro. Calmante em caso de problemas digestivos favorece o trânsito intestinal. Não é recomendado abusar dela em casos de problemas renais. Oferecer folhas e talos)
Aipo (Por ter efeito laxante deve ser oferecido com moderação)
Alcachofra (As folhas podem ser oferecidas várias vezes por semana, favorece as funções hepáticas e melhora a digestão dos alimentos. Não é recomendado abusar dela em casos de problemas renais. Oferecer folhas e talos.)
Almeirão
Aspargos
Beterraba
Berinjela: (pode ser oferecida uma ou duas vezes por semana, MODERADAMENTE!)
Brócolis (Não é bom abusar deste tipo se alimento porque pode produzir gases. As folhas podem ser oferecidas sem problemas)
Cenoura (Os ramos podem ser dados diariamente. A cenoura em si possui muito açúcar e por isso deve ser dada com moderação)
Chicória (Possui propriedades que melhoram a função hepática)
Courgette
Couve-flor (e folhas)
Couves de Bruxelas
Couve
Escarola (pode ser oferecida diariamente)
Milho verde (Uma vez por semana, pois tem muito açúcar)
Nabo (apenas as folhas)
Pepino (Por possuir muita água deve ser dado com moderação para não ?soltar? o intestino)
Pimentão (vermelho, amarelo e verde)
Rabanete (apenas as folhas)
Repolho (mesma coisa do brócolis)
Rúcula

(folhas de cor escura em geral não dão problemas, devem-se evitar as de cores claras, pois causam diarréia)

FRUTAS:
FORNECER SEMPRE EM PEQUENAS QUANTIDADES!

Ameixas
Amoras e folhas
Ananás (Pouco! Ajuda a eliminar bolas de pêlos ingeridos)
Banana (com moderação!)
Cereja
Kiwi
Laranja sem casca
Maçã
Manga
Melancia
Melão
Morangos e folhas
Nectarinas
Pêra
Uvas
ERVAS

OCASIONALMENTE E COM MODERAÇÃO!

Basílico
Calêndula
Camomila
Coentros
Dente-de-leão
Funcho
Hortelã
Lavanda
Merugem
Milfólio
Orégãos
Rosmaninho
Salsa
Salva
Tomilho
Trevo

LISTA DE ALIMENTOS PROIBIDOS PARA COELHOS

Alface
Alfavaca dos montes
Anémonas
Árvore-da-borracha
Azedas
Batata
Beladona
Camélia
Cavalinha
Cicuta
Dedaleira
Erva-leiteira
Escrofulária-nodosa
Espinafres
Ervilhas
Feijão-verde
Fetos
Giesta
Jarro-dos-campos
Laurisilva
Lírios do vale
Meimendro negro
Mostarda-dos-campos
Papoulas
Ranúnculo
Ruibarbo
Tremoço
Trovisco

Qualquer dúvida, não dê o alimento para seu animalzinho sem antes pesquisar bastante.
Também não convém acreditar em tudo o que disserem no pet shop. Geralmente esles entendem tudo de cães e gatos, mas de coelhos não. 
Existem diversos casos em que donos e funcionários de pet shop indicaram alimentar os coelhos com pão e alface. Para se ter uma idéia, li certa vez em um fórum que foi perguntado a um atendente, no pet shop, sobre o por quê dos coelhos fuzzy lop terem as orelhas caídas, ao que o atendente lhe respondeu que era porque eles recebiam uma injeção à base de abacaxi.
Tanto desconhecimento à respeito destes adoráveis mascotinhos um dia tem de mudar. Por isso alerto à todos os donos de mini coelhos que não façam tudo o que lhes disserem sem antes pesquisar bastante.
Outro caso (vivenciado por mim mesmo) foi quando fiquei com dúvidas à respeito de salsinha. Perguntei para algumas pessoas que me disseram que se desse salsinha, minha coelha logo morreria, pois salsinha era venenosa para eles. Como sou muito curioso, pesquisei bastante e descobri que não havia mal nenhum em dar este alimento. Aliás, fazia até bem por causa das vitaminas e eles adoravam.
Tenho certeza de que, assim como eu, muitas outras pessoas devem se sentir confusas com relação ao que pode ou não administrar ao seu mascotinho. Isso se deve ao fato de hoje em dia terem muitas informações desencontradas circulando por aí. 
Em todo o caso, se surgir alguma dúvida, estou sempre à disposição.

14 comentários:

  1. Olá,gostei mto do texto,eu sempre dei salsinha para meu coelho,indicado por um vet de animais silvestres,recentemente fui em outro vet pois o antigo foi embora da cidade,e qdo disse que dava salva mandou retirar pq iria verificar se poderia dar... Eu fiquei confusa pq não dei por conta e sim com auxilio de um profissional,pior que ele gosta tanto de salsa,o que vcs me diriam pode ser dado ou não?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. ola, achei super util o seu post, mas a algum tempo tenho pesquisado sem exito a possibilidade de dar ao meu coelho algumas frutas, é que as vezes eu deixo ele solto uns minutinhos no quintal, onde tem pé de abacate, laranja lima e de limao, frequentemente eu o pego comendo algumas destas frutas, será que tem problema? lugar algum esplica claramente sobre elas, muito obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  3. Oi, já tive coelhos mas eu era muito pequena, não lembro da alimentação, estou acostumada com porquinhos da índia. Por quê tomate não consta na lista? Pelo menos não encontrei.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns!!! É o melhor guia que encontrei a respeito da alimentação dos coelhos... Já tinha procurado bastante, mas completo como esse não vi nenhum...
    Agradeço pelas informações!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá!!!
    Li tbm em alguns lugares que nao poderia dar salsa ao mini coelho, fiquei desesperada pois o meu tinha acabado de comer e adoraaaaaado.
    Agora fiquei bem mais tranquila.

    Obrigada e parabéns pelo blog :)

    ResponderExcluir
  6. Ola!adorei as sugestões que vocês nos propõe é muito útil,minha coelha é filhote,e as vezes come cenoura só se eu der na boca,muito malandrinha ela...mas tambem muito fofa...obrigado pela ajuda bjs

    ResponderExcluir
  7. Nossa as sugestões propostas por vocês são excelentes e muito uteis,eu estava em duvida em relação ao pão e o brócolis porque os quatro coelhos daqui de casa gostam muito e eu não sabia se podia mesmo dar.Agora já estou muito mais esclarecida !Muito obrigado e parabéns pelo blog! ><

    ResponderExcluir
  8. eu comprei recentemente um alimento complementar pro meu coelhinho fuzzy lop a composição é a seguinte: Fubá de milho*, farelo de soja*, fécula de mandioca, óleo de soja refinado*,farinha de peixe, maçã desidratada, farinha de algas marinhas, carbonato de cálcio, leveduras, fosfato bicálcico, sal, alfafa desidratada, corantes (amarelo tartrazina, azul indigotina, amarelo crepúsculo, vermelho ponceau) (0,13 %), premix vitamínico mineral, spirulina desidratada, aditivo aromatizante (aroma de maçã), antioxidantes (Etoxiquin, Propilgalato, ácido cítrico, BHA, BHT). eis minha duvida em alimentos proibidos tem peixe a farinha de peixe e a farinha alga marinha faz algum mau a ele ?

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Parabéns pelo blog!!!!
    Gostei muito!
    Não encontrei a dica para fazer feno caseiro! Pode me enviar o link direto?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  10. meu coelhinho anda se coçando muito e quero saber se dou banho nele ? e recomendável ?

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. olá como poço saber qual a raça da minha coelhinha????

    ResponderExcluir