sábado, 26 de novembro de 2011

O Que Pode E O Que Não Pode Comer


Coelhos costumam comer tudo o que eles vêem pela frete. Quando eu e minha esposa vamos jantar, nossa mini coelhinha fica louca: sobe em cima da gente, dão mordidinhas pra chamar a atenção, correm e pulam na nossa frente.... tudo para tentar conseguir alguma guloseima. Por mais que ela peça, jamais damos da nossa comida para ela, pois isto poderia lhe causar sérios problemas de saúde. Ela faz tanta coisa para chamar nossa atenção que terminamos por ceder e dar-lhe um pouco de alimento: vamos à geladeira e apanhamos um bom pedaço de couve (ela passsa um bom tempo se divertindo com a folha que possui 2x o tamanho dela rsrs) ou um pouco de salsinha (ela adora!).
Li em determinado fórum que alguém chegou a dar um pedaço de frango para seu mascote (jamais faça isso). Não sei se a história é verídica (coelhos não são carnívoros), mas em se tratando de coelhos nada é impossível. Verdadeira ou não, esta história serve para reforçar a minha opinião: coelhos comem tudo o que eles vêem pela frente.
Para que seu coelho não coma alimentos errados, cabe aos donos (mais do que aos próprios coelhinhos) certa disciplina e atenção ao escolher os alimentos corretos.
A disciplina é necessária porque sempre nos sentimos tentados a dar aos nossos mascotes alimentos considerados no mínimo duvidosos. Ao pegar um pedaço de pão, por exemplo, basta o mascotinho fazer aquela carinha de pidão que logo nos derretemos, e é aí que devemos nos disciplinar: não podemos nos render e  atender aos seus pedidos. Para não deixar seu coelho com vontade (e para que você não fique de coração partido), o ideal é deixar sempre algum alimento mais saudável na dispensa e lhe oferecer nestes casos, como um pedaço de cenoura, couve ou salsinha por exemplo.
No caso do pão, este nunca deve ser dado ao coelho porque pode lhes causar obesidade. Em vez disso, prefira lhes dar um pedaço de torrada (mas bem de vez em quando), pois ela ajudará no desgaste dos dentes.
Abaixo segue uma pequena lista do que pode e do que não pode dar para seu coelho:

Mini Guia Nutricional por Barbara B. M. Brandão
Alfafa em blocos (Supra)
Abóbora Tem muito açúcar, dar como guloseima de vez em quando só a casca.
Abobrinha e berinjela 2 vezes por semana, sem abusar!
Acelga Rica em fibra e ferro, serve de calmante para problemas digestivos, favorece o trânsito intestinal. Oferecer folhas e talos.
Alcachofra Oferecer folhas e talos. Favorece o fígado e melhora a digestão.
Alfafa Com moderação, seu excesso pode causar diarréia. Oferecer um bloco, uma vez por semana.
Brócolis Pode produzir gases, cuidado!
Cenoura Os ramos podem ser dados diariamente, mas a cenoura em si, possui muito açúcar. Oferecer uma vez por semana.
Chicória Melhora a função hepática.
Couve-manteiga Melhora a retenção de cálcio.
Milho verde Uma vez por semana.
Nabo Apenas as folhas.
Rabanete Folhas.
Repolho Pode produzir gases, cuidado!
Abacaxi Ajuda a prevenir bolas de pêlos. Pode ser dada 2 vezes por semana. Alguns coelhos gostam da casca, mas eles amam mesmo é o miolo!
Banana Pode ser oferecida com casca e tudo, mas com moderação!
Maçã Duas vezes por semana, sem casca.
Manga e mamão Dar de vez em quando, pedaços bem pequenos. O excesso pode dar diarréia! Cuidado!
Kiwi Pequenas quantidades.
Pêra 2 vezes por semana.
Pêssego 2 vezes por semana.

Abaixo temos uma imagem mostrando uma pirâmide para que possamos balancear a quantidade destes alimentos:

clique na imagem para ampliar

Como podemos ver, o que definitivamente não pode faltar é o feno, pois é uma ótima fonte de fibra e principal responsável por regular o trânsito intestinal dos pequenos. Por isso é fundamental que o feno esteja sempre à disposição do coelhinho. Se em sua cidade é difícil encontrar feno, verifique na seção Dicas como fazer feno caseiro ou, em último caso, entre em contato conosco para que possamos lhe ajudar. 
Outro alimento importante é a alfafa em cubos, pois ajuda no desgaste dos dentes, entre outros benefícios.
A ração específica para coelhos também é essencial, possui é muito rica em proteína. As rações mais recomendadas são as da marca Purina (Natural Coelhos), Guabi (DoSítio Coelhão), a Nutriara (Coelhus) e a Supra (Funny Bunny).
Caso, por algum motivo, você tenha que mudar a marca da ração de seu mascotinho, faça isso gradativamente. Coelhos tem a flora intestinal muito sensível e qualquer mudança brusca pode lhes causar diarréia. Vá misturando aos poucos a ração nova com a antiga para que seu coelho acostume. Aos poucos vá diminuindo a quantidade de ração antiga, até que não seja mais necessário misturá-la à ração nova. Se seu coelho apresentar diarréia, suspenda imediatamente a ração e deixe-o à base de feno e água até que melhore.
Você pode optar por enriquecer ainda mais a ração acrescentando sementes como quirera de milho e arroz integral, por exemplo, à ração. Só não exagere.
Folhas verdes são sempre bem-vindas para enriquecer ainda mais a dieta dos pequenos, pois contém muitas fibras e vitaminas proporcionando uma pelagem bonita e prevenindo doenças e obesidade.
Pode-se dar capim, mas prefira antes retirar todo o excesso de água, deixando-o secar no sol ou no microondas e servindo-o assim que estiver à temperatura ambiente. Pode-se dar capim fresco, mas não exagere. Por conter muita umidade, o excesso de água pode causar diarréia.
Folha de bananeira, couve, almeirão, salsinha e outros tipos de verduras de folhagem verde podem ser dadas à vontade.
Evite dar as de folhagem clara como o alface, por exemplo.


Dentre as frutas as que eles mais gostam são o abacaxi, a banana, a maçã e o mamão. 
O abacaxi deve ser dado pelo menos uma vez por semana.
Por quê o abacaxi é tão importante?
Assim como os gatos, os coelhos se lambem para manterem-se limpos e acabam, assim, ingerindo uma enorme quantidade de pêlos, que não podem ser digeridos pelo organismo ou eliminados pelo vômito. Assim sendo, a única saída é a eliminação através das fezes.
Erroneamente muita gente acredita que apenas o abacaxi já é o suficiente para a eliminação das bolas de pêlo, o que não é verdade. 
O alimento que irá ajudar nesse processo é o mamão.
O que faz dessas duas frutas serem importantes é a função que cada uma desempenha no organismo do animal e no processo de eliminação das bolas de pêlo.
O mamão é um laxante natural. Não são raras as vezes em que as próprias pessoas com intestino preso se utilizam dos benefícios desta fruta para regular o trânsito intestinal.
Como todos sabemos, a ingestão de alimentos que causem mudança brusca na flora intestinal do coelho pode causar diarréia e esta causa desidratação e rápida eliminação de nutrientes.
Então, para compensar estas perdas e também para manter o equilíbrio intestinal, o abacaxi assume seu papel como fonte de hidratação da ingesta e como fonte de enzimas que ajudarão no processo de digestão realizado pelo organismo.
Exemplificando: o abacaxi combaterá os efeitos mais severos do mamão, devolvendo o equilíbrio à flora intestinal e evitando as fortes diarréias e a desidratação.  
Alguns alimentos (guloseimas) não devem ser dados aos mascotes, e entram definitivamente na lista negra. São eles: o chocolate (considerado venenoso), bolachas, salgadinhos, cereais matinais (contém muito açúcar), alimentos à base de yogurte, pão, alimentos industrializados (contém muito conservante) e folhagens clara (alface).
Abaixo vai uma lista para consultar sempre que tiver alguma dúvida:

LISTA DOS ALIMENTOS PARA COELHO

VEGETAIS:

Abóbora (Rica em açúcar deve ser oferecida apenas A CASCA como guloseima! Cuidado que é laxante!)
Abobrinha: (pode ser oferecida uma ou duas vezes por semana, MODERADAMENTE!)
Acelga (rica em fibra e ferro. Calmante em caso de problemas digestivos favorece o trânsito intestinal. Não é recomendado abusar dela em casos de problemas renais. Oferecer folhas e talos)
Aipo (Por ter efeito laxante deve ser oferecido com moderação)
Alcachofra (As folhas podem ser oferecidas várias vezes por semana, favorece as funções hepáticas e melhora a digestão dos alimentos. Não é recomendado abusar dela em casos de problemas renais. Oferecer folhas e talos.)
Almeirão
Aspargos
Beterraba
Berinjela: (pode ser oferecida uma ou duas vezes por semana, MODERADAMENTE!)
Brócolis (Não é bom abusar deste tipo se alimento porque pode produzir gases. As folhas podem ser oferecidas sem problemas)
Cenoura (Os ramos podem ser dados diariamente. A cenoura em si possui muito açúcar e por isso deve ser dada com moderação)
Chicória (Possui propriedades que melhoram a função hepática)
Courgette
Couve-flor (e folhas)
Couves de Bruxelas
Couve
Escarola (pode ser oferecida diariamente)
Milho verde (Uma vez por semana, pois tem muito açúcar)
Nabo (apenas as folhas)
Pepino (Por possuir muita água deve ser dado com moderação para não ?soltar? o intestino)
Pimentão (vermelho, amarelo e verde)
Rabanete (apenas as folhas)
Repolho (mesma coisa do brócolis)
Rúcula

(folhas de cor escura em geral não dão problemas, devem-se evitar as de cores claras, pois causam diarréia)

FRUTAS:
FORNECER SEMPRE EM PEQUENAS QUANTIDADES!

Ameixas
Amoras e folhas
Ananás (Pouco! Ajuda a eliminar bolas de pêlos ingeridos)
Banana (com moderação!)
Cereja
Kiwi
Laranja sem casca
Maçã
Manga
Melancia
Melão
Morangos e folhas
Nectarinas
Pêra
Uvas
ERVAS

OCASIONALMENTE E COM MODERAÇÃO!

Basílico
Calêndula
Camomila
Coentros
Dente-de-leão
Funcho
Hortelã
Lavanda
Merugem
Milfólio
Orégãos
Rosmaninho
Salsa
Salva
Tomilho
Trevo

LISTA DE ALIMENTOS PROIBIDOS PARA COELHOS

Alface
Alfavaca dos montes
Anémonas
Árvore-da-borracha
Azedas
Batata
Beladona
Camélia
Cavalinha
Cicuta
Dedaleira
Erva-leiteira
Escrofulária-nodosa
Espinafres
Ervilhas
Feijão-verde
Fetos
Giesta
Jarro-dos-campos
Laurisilva
Lírios do vale
Meimendro negro
Mostarda-dos-campos
Papoulas
Ranúnculo
Ruibarbo
Tremoço
Trovisco

Qualquer dúvida, não dê o alimento para seu animalzinho sem antes pesquisar bastante.
Também não convém acreditar em tudo o que disserem no pet shop. Geralmente esles entendem tudo de cães e gatos, mas de coelhos não. 
Existem diversos casos em que donos e funcionários de pet shop indicaram alimentar os coelhos com pão e alface. Para se ter uma idéia, li certa vez em um fórum que foi perguntado a um atendente, no pet shop, sobre o por quê dos coelhos fuzzy lop terem as orelhas caídas, ao que o atendente lhe respondeu que era porque eles recebiam uma injeção à base de abacaxi.
Tanto desconhecimento à respeito destes adoráveis mascotinhos um dia tem de mudar. Por isso alerto à todos os donos de mini coelhos que não façam tudo o que lhes disserem sem antes pesquisar bastante.
Outro caso (vivenciado por mim mesmo) foi quando fiquei com dúvidas à respeito de salsinha. Perguntei para algumas pessoas que me disseram que se desse salsinha, minha coelha logo morreria, pois salsinha era venenosa para eles. Como sou muito curioso, pesquisei bastante e descobri que não havia mal nenhum em dar este alimento. Aliás, fazia até bem por causa das vitaminas e eles adoravam.
Tenho certeza de que, assim como eu, muitas outras pessoas devem se sentir confusas com relação ao que pode ou não administrar ao seu mascotinho. Isso se deve ao fato de hoje em dia terem muitas informações desencontradas circulando por aí. 
Em todo o caso, se surgir alguma dúvida, estou sempre à disposição.

64 comentários:

  1. Olá,gostei mto do texto,eu sempre dei salsinha para meu coelho,indicado por um vet de animais silvestres,recentemente fui em outro vet pois o antigo foi embora da cidade,e qdo disse que dava salva mandou retirar pq iria verificar se poderia dar... Eu fiquei confusa pq não dei por conta e sim com auxilio de um profissional,pior que ele gosta tanto de salsa,o que vcs me diriam pode ser dado ou não?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Pode sim, o que não pode é cebolinha.

      Espero uma visita sua no meu face.

      Se quiser, eu traduzi alguns artigos interessantes, pois no Brasil ninguém tem muita certeza do que fazer, nem os veterinários.

      https://www.facebook.com/TUDOPARASEUANIMAL/timeline

      Excluir
    3. Gente, alguma me ajuda! Coelho pode tomar água de Coco?

      Excluir
  2. ola, achei super util o seu post, mas a algum tempo tenho pesquisado sem exito a possibilidade de dar ao meu coelho algumas frutas, é que as vezes eu deixo ele solto uns minutinhos no quintal, onde tem pé de abacate, laranja lima e de limao, frequentemente eu o pego comendo algumas destas frutas, será que tem problema? lugar algum esplica claramente sobre elas, muito obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pequena quantidade de frutas pode ser servida diariamente. Frutas congeladas são um petisco de verão. Você pode servir, Maçã, pera, banana, mamão, laranja, manga, ameixa, pêssego, uvas, etc...
      CUIDADO: NUNCA SERVIR SEMENTES, CAROÇOS E CASCAS, POIS PODE SER MORTAL. NÃO SE ARRISQUE.
      Fonte: Columbus House Bunny Society

      Espero uma visita sua no meu face para maiores informações.

      https://www.facebook.com/TUDOPARASEUANIMAL/timeline

      Excluir
  3. Oi, já tive coelhos mas eu era muito pequena, não lembro da alimentação, estou acostumada com porquinhos da índia. Por quê tomate não consta na lista? Pelo menos não encontrei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque solta o intestino do coelho.

      Espero uma visita no meu face para maiores informações.

      https://www.facebook.com/TUDOPARASEUANIMAL/timeline

      Excluir
  4. Parabéns!!! É o melhor guia que encontrei a respeito da alimentação dos coelhos... Já tinha procurado bastante, mas completo como esse não vi nenhum...
    Agradeço pelas informações!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá!!!
    Li tbm em alguns lugares que nao poderia dar salsa ao mini coelho, fiquei desesperada pois o meu tinha acabado de comer e adoraaaaaado.
    Agora fiquei bem mais tranquila.

    Obrigada e parabéns pelo blog :)

    ResponderExcluir
  6. Ola!adorei as sugestões que vocês nos propõe é muito útil,minha coelha é filhote,e as vezes come cenoura só se eu der na boca,muito malandrinha ela...mas tambem muito fofa...obrigado pela ajuda bjs

    ResponderExcluir
  7. Nossa as sugestões propostas por vocês são excelentes e muito uteis,eu estava em duvida em relação ao pão e o brócolis porque os quatro coelhos daqui de casa gostam muito e eu não sabia se podia mesmo dar.Agora já estou muito mais esclarecida !Muito obrigado e parabéns pelo blog! ><

    ResponderExcluir
  8. eu comprei recentemente um alimento complementar pro meu coelhinho fuzzy lop a composição é a seguinte: Fubá de milho*, farelo de soja*, fécula de mandioca, óleo de soja refinado*,farinha de peixe, maçã desidratada, farinha de algas marinhas, carbonato de cálcio, leveduras, fosfato bicálcico, sal, alfafa desidratada, corantes (amarelo tartrazina, azul indigotina, amarelo crepúsculo, vermelho ponceau) (0,13 %), premix vitamínico mineral, spirulina desidratada, aditivo aromatizante (aroma de maçã), antioxidantes (Etoxiquin, Propilgalato, ácido cítrico, BHA, BHT). eis minha duvida em alimentos proibidos tem peixe a farinha de peixe e a farinha alga marinha faz algum mau a ele ?

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Parabéns pelo blog!!!!
    Gostei muito!
    Não encontrei a dica para fazer feno caseiro! Pode me enviar o link direto?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  10. meu coelhinho anda se coçando muito e quero saber se dou banho nele ? e recomendável ?

    ResponderExcluir
  11. olá como poço saber qual a raça da minha coelhinha????

    ResponderExcluir
  12. Posso dar macaxeira pra minha coelha? E como faço pra limpar so as Patinhas dela, já que nao posso dar banho, pois ela pisa muito no xixi e as Patinhas estão amarelas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha já me falaram que pode ser lavada com sabonete neutro e água depois é só secar bem com a toalha!
      Eu fiz isso porém não resolveu muito ! E eles podem tomar banho só não com muita frequência ! Eu vou levar numa veterinaria e ver de quanto em quanto tempo posso dar banho Pq de branco ele já esta ficando preto rs e existe tb a opção de um banho a seco que é um pó e encontra em pet shops.

      Espero ter ajudado beijos!

      Excluir
  13. Olá adorei as dicas comprei meu mini coelho a pouco tempo e a minha dúvida é que ele tem comido papelão e não sei se está certo! Fora isso eu deixo ração a vontade para ele como a pessoa (criadora) que me vendeu falou está errado?

    ResponderExcluir
  14. tenho uma duvida o arroz integral tem que ser cru?

    ResponderExcluir
  15. tenho uma duvida o arroz integral tem que ser cru?

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Eu lí que espinafre pode ser dado uma vez por semana ! Pois devido a grande quantidade de ferro deve se tomar cuidado com o exagero. E agora lí que é proibidEu lí que espinafre pode ser dado uma vez por semana ! Pois devido a grande quantidade de ferro deve se tomar cuidado com o exagero. E agora lí que é proibido dar ???

    ResponderExcluir
  18. Eu lí que espinafre pode ser dado uma vez por semana ! Pois devido a grande quantidade de ferro deve se tomar cuidado com o exagero. E agora lí que é proibidEu lí que espinafre pode ser dado uma vez por semana ! Pois devido a grande quantidade de ferro deve se tomar cuidado com o exagero. E agora lí que é proibido dar ???

    ResponderExcluir
  19. Eu lí que espinafre pode ser dado uma vez por semana ! Pois devido a grande quantidade de ferro deve se tomar cuidado com o exagero. E agora lí que é proibida dar ???

    ResponderExcluir
  20. Eu adotei uma coelha adulta na quarta feira, e ainda estou com muitas duvidas... comprei a ração da Nutrópica pra ela, que me foi indicada como melhor... ela é boa mesmo?? O feno eu estou com muita dificuldade de encontrar também... como faço??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camidemoraes, a Nutrópica é simplesmente a melhor ração de coelho do mercado e a mais cara. O feno é extremamente importante, pode comprar via mercado livre na Fofuxos e Peludos da Claudia Luz em São Paulo é de ótima qualidade e muito importante na dieta dos coelhos (dê feno a vontade)

      Excluir
  21. Posso dá chá de hortelã sem Açúcar pro meu mini coelho ou só a folha mesmo?

    ResponderExcluir
  22. Posso dá chá de hortelã pro meu mini coelho ou só a folha mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. Pode sim. Só não deve adoçar. Eles gostam de folhas. Mas quando estão com gases, você pode até amaçar a folha com um pouco de água.

      Coelhos tem tendencia a diabete. Nunca sirva nada com açúcar. O açúcar refinado também pode provocar câncer.

      Espero uma visita sua no meu face para maiores informações.

      https://www.facebook.com/TUDOPARASEUANIMAL/timeline

      Excluir
  23. Waldir (Belém/PA) - 14/02/2016.
    Boa tarde! Gostaria de mais esclarecimentos de por quê o feijão verde está na lista dos alimentos proibidos para coelhos? O feijão verde faz parte da alimentação dos meus coelhos e até o momento não verifiquei nada de anormal em seus comportamentos, e, em outro site consultado,verifiquei que o feijão verde era indicado como alimentos permitidos, Você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  24. Algum problema em dar Arro integral cru?

    ResponderExcluir
  25. Algum problema em dar Arro integral cru?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O arroz contém muito amido. Evite sempre.

      Espero uma visita sua no meu face para maiores informações.

      https://www.facebook.com/TUDOPARASEUANIMAL/timeline

      Excluir
  26. sem querer, me distrai e meu coelho comeu um pouco da minha borracha da escola, e agora estou preocupada, o que eu devo fazer?

    ResponderExcluir
  27. Pode dar assa peixe para os coelhos ??

    ResponderExcluir
  28. Bom dia, estou na duvida se a folha bananeira de jardim e mesma da bananeira normal, posso dar folha bananeira de jardim? Pesquizei e no criatório onde comprei falaram que folha babaneira pode dar, mas tenho medo da folha ser diferente.

    ResponderExcluir
  29. boa tarde, devo dar tudo cru certo? mesmo a espiga de milho? obrigada

    ResponderExcluir
  30. A coelha pode comer rúcula ? Posso substituir o feno por outra coisa?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  31. Tenho uma dúvida sobre as guloseimas, quais são as melhores marcas que você recomendaria para os coelhos?

    ResponderExcluir
  32. Olá
    Adquiri um mini coelho lion há 2 dias e ela só tem 1 mês.
    Ela não está comendo ração, coloquei cenoura e ela só belisca.
    Água ela bebe normalmente.
    O que eu faço?

    ResponderExcluir
  33. boa tarde, tenho uma duvida já li algures que lhe posso dar feijão verde desde que retire as sementes verdade ou mentira é que aqui acabei de ler que era proibido?

    ResponderExcluir
  34. Olá, não posso dar frutas com casca? Tipo banana, maçã, pêra, tem que descascar??

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde! Meu coelhinho não quer beber água! Dou as folhas molhadas para ele, para ajudar na hidratação, mas água mesmo ele ignora... Será pq chegou aqui há dois dias? Li que isso as vezes acontece na adaptação. Obrigada!

    ResponderExcluir
  36. Respostas
    1. Sim .Deve deixar sempre água fresca a disposição deles .

      Excluir
  37. Olá.
    Sempre li que não se recomenda dar pão a coelhos.
    Bom, tenho um coelho europeu já com 5 anos de idade e desde pequeno eu sirvo pão sueco com linhaça junto com sua ração, além de guloseimas eventuais.
    O pão não é uma guloseima e sim um complemento de sua alimentação diária.
    Ele nunca teve diarreia ou obstrução intestinal por causa disso. Só tem diarreia quando come alfafa ou cenoura, por isso o sirvo muito raramente com esses dois itens.
    Acho interessante esclarecer que quando se fala PÃO, considera-se muito genericamente o alimento, sendo que o pão sueco com linhaça é uma fonte de fibra, com baixa taxa de gordura e excelente fonte de energia (carboidrato), além de ser muito apreciado pelo orelhudo.
    Não é minha intenção ir de encontro à consensos a respeito da boa alimentação dos coelhos, mas gostaria apenas de mostrar a minha experiência com meu coelho e atestar que cada caso é um caso.

    ResponderExcluir
  38. olá gostaria de saber se pode dar xuxu para o coelho

    ResponderExcluir
  39. Ola queria saber se pode dar jilo para o coelho

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde, Queria saber se o coelho pode tomar agua de coco e comer o coco ?

    ResponderExcluir
  41. Olá, o veterinário me disse para dar água de coco para o meu coelho, ele é filhote e não está comendo ou bebendo direito, já foi dado medicamento porém ele indicou a água de coco. Eles podem beber água de coco?

    ResponderExcluir
  42. eu deixo quirera para os passarinhos lá fora, e meu coelho vive solto e adora ir na varanda.. só que com frequência pego ele comendo a quirera, devo me preocupar?

    ResponderExcluir
  43. O mini coelho podecomer o coco verde a vontade? A nossa está fazendo as vezes com cheiro de cebola horrível, qual seria o motivo? Alimentação,estresse?

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde,minha filha ganhou um filhote de coelho anão, porém a moça do pet falou que só pode comer verduras orgânicas,onde sempre tenho muita dificuldade pra comprar,e ração ainda não Posso dar.isso procede..alguém pode me ajudar..

    ResponderExcluir
  45. Olá boa noite... ganhei um filhote não sei se é macho ou fêmea.e filhote oque posso dar ele,fui no pet shop aqui da minha cidade é não tem aquele leite pra gatos que pode dar os filhotes de coelhos.ele tá começando a comer.me da alguma dicas aí galera.obrigado bjs

    ResponderExcluir
  46. Coelho pode comer cebolinha ? É que tenho no quintal e meu bichinho adora ficar no canto do.

    ResponderExcluir